cão e gato 3

Sinais que você precisa reconhecer no seu Pet

Ter um Pet é uma das coisas mais maravilhosas que existe, mas isso traz uma enorme responsabilidade.

Você provavelmente já sabe que seu Pet precisa fazer um check-up no veterinário. Cães e gatos adultos precisam visitar o veterinário com a frequência determinada pela idade e fatores de riscos. É importante e necessário levar o animal no veterinário para profilaxias através das  vacinas, controle de parasitos e as doenças transmitidas por estes vetores, além do diagnóstico prematuro de doenças que aparecem com a idade.

Ser um dono responsável inclui prestar atenção no seu Pet. Sejam mudanças de comportamento ou físicas, quanto mais você conhecer o seu Pet, mais fácil será de identificar quaisquer mudanças e mais fácil será o tratamento se algo for identificado precocemente.

Sinais que você deve estar atento:

Aumento ou perda de peso

Tanto o ganho quanto a perda de peso podem significar um problema de saúde. Entretanto, donos de Pets tendem a não observar essa flutuação no peso. Tenha o costume de pesar seu Pet de tempos em tempos para acompanhar o peso. A perda de peso pode significar diabetes, cardiopatias, doença renal, desnutrição ou pode ter diminuído o apetite por sentir alguma dor. O ganho de peso pode significar problemas na tireóide, problemas na glândula adrenal, alimentação inadequada ou dor crônica.

Diminuição da energia / atividade

Se seu Pet costumava ser ativo e agora anda mais paradão, isso pode significar anemia, artrose, problemas de coração, artrite ou fraqueza. Normalmente um Pet doente fica mais prostrado e quieto, por isso a necessidade de uma visita ao médico veterinário, ele é o único profissional habilitado para o diagnóstico. Fique atento.

Coçar, lamber ou mastigar a si mesmo

Qualquer um desses três sintomas pode significar que o animal está com coceira na região. De acordo com os estudos, alergias são a causa número 1 das visitas ao consultório veterinários. Pode ser uma alergia alimentar, uma alergia de contato ou mesmo outras causas como sarna, pulgas e carrapatos ou ainda doenças hormonais, infecções bacterianas ou fúngicas.

Odores desagradáveis

Um cheiro mais forte que o normal é algo pra ser examinado. Se você perceber isso, imediatamente observe:
– orelhas
– glândulas anais
– boca
– dentes
Mesmo assim é importante que um profissional médico veterinário assista seu Pet, pois pode ser uma infecção/inflamação ou desequilibrio hormonal.

Vômito e diarreia

Às vezes os Pet vomitam. Se ocorreu uma vez, não há motivo pra se preocupar. Mas, se ele está vomitando várias vezes por dia, ou vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo, possivelmente tem algo errado com ele e deve procurar urgente o serviço de saúde. A diarreia sozinha pode significar problemas intestinais, há varias possibilidades, entre elas as mais comuns são parasitos gastrintestinais e precisa ser diagnosticado e tratado através de exame de fezes para o diagnóstico.

Beber mais água que o normal

Se seu cachorro passar a beber mais água que o normal sem ter aumentado o nível de atividades físicas, isso pode significar um problema. A ingestão de muita água, buscando em poças e potes de outros animais, lambem o fundo do pote vazio ou vão na privada pra beber mais água. Isso pode ser um sinal de diabetes, problemas renais ou problemas na glândula adrenal. Leve ao veterinário para exames.

Fotos midia email

e1dd8aef-0429-41ed-b495-b5401689fd66

www.ctiveterinario.com.br

Paulo Daniel Sant’Anna Leal
Coordenador Técnico do Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária
Médico-Veterinário, Mestre-MSc e Doutor-DScV, Membro da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro.  Pós Doutorando Curso de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias.  Anexo 1, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7. Campus Seropédica, 23.890-000, RJ. E-mail: ctivet@ctiveterinario.com.br

CTI VeterinárioSinais que você precisa reconhecer no seu Pet

Deixe uma resposta