image

Importância do Diagnóstico e da Profilaxia para os Pets!

   Nós Médicos Veterinários lidamos com pacientes que não falam nossa língua, muitas das vezes a necessidade de um histórico é prejudicada pela ausência de informação, ou mesmo quando presente não é de todo completo para proceder um diagnóstico, mesmo através de exame clínico minucioso e detalhado, é de fundamental importância exames complementares, que mesmo com os resultados em curto período de tempo pode não ser suficiente para se estabelecer um diagnóstico ou muitas das vezes os diagnósticos. Pets conforme a idade, apresentam duas ou mais doenças concomitantementes. O sucesso no tratamento após o diagnóstico depende de um conjunto de informações confiáveis e precisas para estabelecer suas suspeitas clínicas. É nesse exato momento que a competência e o conhecimento farão a diferença. Animais de companhia possuem diversas enfermidades assim como nós humanos, a diferença é que nos expressamos verbalmente e tecnicamente falando a grande maioria das síndromes, enfermidades estão muito bem relatadas para facilidade do médico humano. Na Medicina Veterinária estudamos várias espécies, raças diversas, cada uma com várias particularidades, doenças e síndromes específicas dificultando em demasia nosso trabalho.

   A profilaxia é em saúde o mais eficiente fator de proteção, quando exercemos com competência e obediência a qualidade de vida e a longevidade ficam presentes, para isso a utilização de vacinas, ectoparasiticidas e condutas atualizadas aliadas ao conhecimento epidemiológico são fundamentais para proteger nossos Pets. Exames de rotina devem fazer parte frequente, de forma a buscar o diagnóstico prematuro de doenças que aumentam sua prevalência com a idade. O reconhecimento de doenças crônicas, degenerativas, neoplasias são fundamentais que ocorram no início, quando ainda não há manifestação clínica, e isso é apenas possível aos olhos de uma equipe com profissionais competentes e através de exames de rotina escolhidos de acordo com cada paciente, histórico, raça e outras particularidades, contribuindo para o sucesso do tratamento e controle das doenças crônicas e degenerativas. Nossa obrigação é investir cada vez mais em conhecimento, para poder ofertar o melhor serviço possível, não há outra forma de competência que não seja através do estudo e pesquisa, fazendo a diferença para salvar vidas refletindo uma longevidade aos nossos Pets.

   A confecção de uma profilaxia competente, individual com base na epidemiologia, do conhecimento das doenças e a região geográfica aliada a exames de rotina como check up, obedecendo aos cuidados orientados pelo profissional de saúde são os fatores fundamentais para que cada vez mais nossos Pets tenham uma vida longa com qualidade.

O Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária oferece aos seus pacientes e tutores modelos atuais de profilaxia, diagnósticos e tratamentos contribuindo para uma vida saudável!

   BOCA ABERTA CTI BUSDOOR

Paulo Daniel Sant’Anna Leal
Coordenador Técnico do Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária
Médico-veterinário, Mestre-MSc, Doutor-DScV, Pós-Doutorando Curso de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias. Anexo 1, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7. Campus Seropédica, 23.890-000, RJ. E-mail: ctivet@ctiveterinario.com.br

CTI VeterinárioImportância do Diagnóstico e da Profilaxia para os Pets!

Deixe uma resposta