zika

O Zika vírus e os Pets

As doenças transmitidas por vetores são um sério problema para os homens e animais, o Zika vírus é a mais nova preocupação. Não há nenhuma evidência de que cães ou gatos possam transmitir ou contrair o Zika vírus, porém é importante evitar a ação do mosquito e outros vetores. Primatas e humanos podem ser infectados e transmitir a doença através de picadas de mosquito. Algumas pesquisas sugerem que o Zika vírus pode ser transmitido através do contato sexual e que os roedores podem abrigar ou transmitir o vírus. A principal forma de evitar é através do controle do mosquito, que são de hábitos diurnas e preferem as pessoas aos animais. São urbanos e totalmente adaptados para atuar dentro de casa.

Os ovos do Aedes spp podem sobreviver por mais de um ano e eclodem em larvas em contato com água. Por isso, remova qualquer água parada de vasos de flores, bacias ou baldes para ajudar a eliminar as áreas de oviposição das fêmeas dos mosquitos. Todo o ciclo de vida do mosquito Aedes spp, de ovo a adulto, pode ocorrer em 10 dias. Com as novas pesquisas e estudos, devemos ter atenção redobrada com todos os mosquitos.
e1dd8aef-0429-41ed-b495-b5401689fd66

Vamos utilizar telas nas janelas, fechar qualquer entrada que possa permitir a entrada dos mosquitos nos horários de maior frequência, utilizar repelentes, principalmente nos Pets, através de produtos na apresentação “top spot” ou coleiras próprias, deixando-os protegidos, há várias outras doenças que podem ser transmitidas por vetores aos Pets.

Lembre-se que essas prescrições são de exclusividade do Médico Veterinário.

Saiba mais em http://www.cdc.gov/zika/ e http://www.gopetplan.com/blogpost/zika-virus

*Paulo Daniel Sant’Anna Leal
Coordenador Técnico do Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária
Médico-veterinário, DScV, Pós-Doutorando Curso de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias. Anexo 1, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7. Campus Seropédica, 23.890-000, RJ. E-mail: ctivet@ctiveterinario.com.br

CTI VeterinárioO Zika vírus e os Pets

Deixe uma resposta