BANNER_MAILMKT_checkup_CTI

Vantagens de se fazer um Check-up em seu Pet.

   O reconhecimento e o diagnóstico de problemas de saúde são fundamentais para o sucesso no tratamento das doenças nos Pets. O envelhecimento aumenta o risco de doenças degenerativas e o câncer. O diagnóstico prematuro é fundamental para o sucesso no tratamento e a qualidade de vida. Conheça as VANTAGENS de se fazer um Check-up em seu Pet, lembrando que os jovens também merecem atenção e há várias doenças e alterações que são comuns na idade jovem!

1 – Diagnostica doenças em seu Pet, mesmo antes das manifestações clínicas, principalmente as neoplásicas (câncer), doenças degenerativas (insuficiência cardíaca, renais, respiratórias) onde principalmente a idade é fator de risco (aumentam com a idade), 70% dos tumores são assintomáticos, ou seja, não há manifestação clínica e são diagnosticados em exames de rotina, principalmente os de imagens (radiografias, ultrassonografias).

2 – Nossos pacientes não reclamam de dor crônica, o diagnóstico precoce e o reconhecimento da presença de dor é fundamental para a qualidade de vida. Artroses e discopatias são frequentes nos Pets tendo como consequência a dor e comprometem a locomoção, portanto vamos ter atenção as doenças degenerativas articulares e as neuropatias.

3 – Diagnostica doenças hormonais, que podem causar morte rapidamente, o diagnóstico precoce de doenças, como as hormonais (diabetes, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo), proporcionando o controle destas, permitindo uma longa vida com qualidade e evitando consequências que podem inclusive comprometer a vida do Pet.

4 – Evitam doenças aos familiares devido as zoonoses possíveis de transmissão pelos cães e gatos, principalmente através dos parasitos gastrintestinais, sendo o exame de fezes o mais eficiente para o diagnóstico, Pets mesmo com acompanhamento Médico Veterinário de rotina e com as “vermifugações” em dia podem ter algum tipo de parasito gastrintestinal, portanto o exame de fezes deve fazer parte sempre dos exames de rotina.

5 –  A avaliação oral é fundamental para o diagnóstico da doença periodontal e outras enfermidades da boca, muitas das vezes o exame é comprometido pela não cooperação do Pet e a sedação é uma opção segura. Presença de mal hálito, cálculo dentário, aftas, nódulos devem ser investigadas e diagnosticadas adequadamente. A doença periodontal, deve ser tratada e estadiada, pois o onde o crescimento bacteriano subgengival, na maioria dos cães, tem correlação positiva entre a severidade da doença e a idade dos animais, além de em alguns casos oferecer riscos aos tutores e familiares, através da lambedura ou saliva.

e1dd8aef-0429-41ed-b495-b5401689fd66

Montagem

Com o check-up regular e acompanhado pelo Médico Veterinário seu PET terá uma vida com qualidade e saudável, ao seu lado, sem riscos à saúde dele e a da sua família.

Palavra chave: Saúde, exames laboratoriais, ultrassonografia, radiografia, diagnóstico.

www.ctiveterinario.com.br

Paulo Daniel Sant’Anna Leal

Coordenador Técnico da Clínica Veterinária Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária
Membro da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro.
Médico-Veterinário, Mestre-MSc e Doutor-DScV, Pós Doutorando Curso de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias.  Anexo 1, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7. Campus Seropédica, 23.890-000, RJ. E-mail: ctivet@ctiveterinario.com.br
Professor da Disciplina de Doenças infecciosas e Terapêutica no curso de Especialização de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais no Instituto Qualittas/Facesp
CTI VeterinárioVantagens de se fazer um Check-up em seu Pet.

Deixe uma resposta